Pular para o conteúdo principal

A Monopolização Conivente - Output Media



Por Samuel Right

Na semana passada, um grupo junto de Luciano Hang (Lojas Havan), Magazine Luiza, Multilaser e mais algumas empresas nacionais multibilhonarias metacapitalistas moveram um processo junto do apoio do Governo Federal para taxar pequenas compras em plataformas como Shopee, AliExpress e Mercado Livre, vindas diretamente da China ou de fornecedores brasileiros que faziam o famoso dropshipping do país em pequenas quantidades, que conseguiam "burlar" o sistema de tributação federal por serem valores ínfimos, o que não é ilegal. Eles nomearam isso de "contrabando digital", mesmo, como disse anteriormente, não sendo uma pratica criminosa.

Como nossa elite financeira é medíocre, hipócrita e monopolista, não poderiam deixar que o Jorge Informática em Uberlândia em sua pequena loja vendesse o mesmo suporte de celular que essas lojas vendem 5 reais a menos por não pagarem tributação por fazer vários pedidos picadinhos nesses marketplaces. Nossa Jorge! Que menino mal você é por cometer uma prática que não é ilegal que não beneficia o meu monopólio de alguma maneira! Menino mal! Estou deixando de ganhar 0,00000000000001% nas minhas vendas por causa de você, mesmo que maioria dos brasileiros comprem o mesmo produto mais na minha loja do que na sua! Menino Mal, não pode!

Elas, essas empresas, querem que você pague mais comprando os mesmos produtos dos monopólios/carteis obrigatoriamente, sem qualquer tipo de opção ou concorrência (porque acha que compraram empresas como Netshoes e Kabum nos últimos anos?). Querem combinar os preços entre eles, lucrar acima do racional, pois recebem milhões de incentivos e isenções anualmente para justamente diminuírem o preço. No fim, as tributações que eles falam que é injusto "só eles pagarem", não os machuca igual dizem. É tudo uma desculpa para mais monopólio, e nem original tentam ser, copiam na cara dura as praticas predatórias feitas pela Amazon nos EUA que agora, para substituir as "lojinhas do seu juca" (lojas de bairro) que colaborou para quebrar, começou a criar diversas pelo país para consolidar ainda mais o seu monopólio, tudo, como aqui no Brasil, financiado e com a conivência estatal.

Aí faço uma pergunta agora principalmente para esse governo atual e o empresário dono da Havan que grita a todos os lados "que é um patriota" em favor do empreendedorismo: não eram vocês que diziam que ajudariam o empresariado, que isso seria maravilhoso para o país, que os empresários pequenos e médios seriam tratados com o devido respeito pelo governo e que seria incentivado a ainda mais investir para expandir-se? O que isso os diferencia dos governos anteriores, dos quais realizaram o mesmo movimento com as mesmas empresas que estão aí neste "protesto" repassando verba para caramba para eles, verbas que acabam somente enchendo o bolso e não ajudando em nada o consumidor?  Porque obviamente isso não está acontecendo, pelo contrário, estão esmagando todo os donos de médias e pequenas empresas com ainda mais impostos, taxas sobre taxas, os condenando a cada vez mais dependerem de monopólios e financiando estes para que isso seja cada vez mais empregado, igual ou pior ao que já fizerem os governantes anteriores.

Acompanhe mais artigos como esse na aba de artigos e acompanhe a gente no nosso grupo de Telegram, para ficar por dentro de tudo que rola na Output ;)



Comentários