Pular para o conteúdo principal

Por Que As Abstenções Estão Preocupando o Sistema? - Output Media


Por Samuel Right

Muitos agora neste período pré-eleitoral pensam em que posicionamento terão. E no caso meu caso e desta mídia como um todo, apostaremos por votar nulo. Agora, deve estar se perguntando: porque raios tem a certeza absoluta que o voto nulo - neste bolo podemos colocar também as abstenções e votos brancos - terá uma aderência tão grande? Simples, um total descredito do sistema e suas marionetes perante o povo. 

Desde 2014 os votos inválidos (os que não elegem ninguém, que são os 3 grupos que citei acima) já vem preocupando diversas figuras do establishment brasileiro e em 2020 foi o mais claro exemplo disso, onde na maior capital do país, São Paulo, houve a vitória das abstenções, brancos e nulos, que somados dão mais que o candidato "vitorioso" como se demonstra na imagem abaixo:

(fonte: G1)


E não foi só apenas São Paulo, na capital carioca a situação foi ainda mais gritante:

(fonte: G1)

Observando então o senário da última eleição e a atual situação da política brasileira, percebemos que isso está se tornando um efeito cascata. 

Um país que realizou mais recentemente sua eleição nacional aqui na América Latina - e que prevê o que será provavelmente o senário nas eleições aqui no Brasil - foi o Chile, que na eleição presidencial houve mais abstenções do que votos ao candidato "vencedor", um sinal de que a população chilena não acredita mais nas figuras do sistema que bravateiam aos 4 cantos e não fazem nada, além do fato de serem marionetes de organizações supranacionais e de grandes conglomerados. Resumindo: elas não acreditam mais no sistema, o deslegitimaram. 

E aqui no Brasil o sentimento não é diferente: as pessoas já estão extremamente decepcionadas e cansadas da demagogia dos dois lados da mesma moeda que atuam em conjunto em prol da mesma causa: se manter no poder a qualquer custo, mesmo que signifique se vender totalmente e largar qualquer moral. 

Agora que entenderam a primeira pergunta, vamos para a outra pergunta, a do titulo: por que as abstenções estão preocupando o sistema? Bem, porque ocorre a deslegitimação do sistema, o deixa descredibilizado. Só para ter uma noção, até na China ocorre "eleições" para desencargo de consciência do PCC. Voltando ao que ocorreu em São Paulo: tem escutado a atual administração de lá levantar a voz como antes fazia? Não, pois sabem que não possuem crédito no cartório, são um governo frágil como um copo de vidro barato. 

Para ver o quanto temem essa realidade, em 2020 já pós-eleição o então Presidente do TSE, o ministro Barroso, disse percebendo o que havia acabado de ocorrer que "as abstenções foram maiores do que o desejado" - ou seja, já quase borrou as calças.

Desta forma percebe-se que essa ferramenta que você, leitor e eleitor possui (abstenção ou o nulo, como preferir), é a única que abre a oportunidade de falar a esse establishment sujo e porco a seguinte frase: "vai se f*der, não acredito em você, por que acreditaria e seria cumplice deste teatro e nestas figuras aqui que me oferece sem moral alguma, que se me enganam e que me venderiam fácil para qualquer gringo." Agora, se não quiser usar desta “ferramenta” e ainda quer escolher um nome, acho que não entendeu nada do que eu disse. Fica a seu critério.

Acompanhe mais artigos como esse na aba de artigos e acompanhe a gente no nosso grupo de Telegram, para ficar por dentro de tudo que rola na Output ;)








Comentários